Loading

Consórcio liderado pelo Biocant Park integra Rede Nacional de Test Beds

Mar 9, 2023

O Biocant Park lidera o “TB4Health”, um dos consórcios selecionados para a Rede Nacional de Test Beds (RNTB), programa financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que visa apoiar empresas no desenvolvimento e testagem de novos produtos, desde soluções clínicas até novas ferramentas digitais. A RNTB irá permitir o acesso facilitado a meios tecnológicos para a realização de pilotos por parte de start-ups e pequenas e médias empresas (PMEs) que necessitem prototipar e testar as suas ideias de serviços e produtos, em fases de desenvolvimento intermédias.

O “TB4Health” consórcio do qual fazem parte as unidades de saúde Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), o Grupo Lusíadas Saúde, bem como as empresas Complear e Medtronic, tem por objetivo acelerar e facilitar a chegada ao mercado de novas soluções tecnológicas e digitais no setor da Saúde, através da partilha de infraestruturas complementares de cada um dos parceiros para a realização de testes e validações. O “TB4Health”  conta ainda com as parcerias do Digital Innovation Hub (DIH) DigiHealthPT, liderado pelo Health Cluster Portugal (HCP), e o Testing and Experimentation Facility for Health AI and Robotics (TEF-Health) liderado pelo IPN e o EIT Health, numa articulação do sector nacional no apoio à inovação digital do sector da saúde.

O setor da Saúde apresenta alto valor estratégico para o desenvolvimento nacional. No entanto, este setor apresenta barreiras significativas no que toca à inovação e validação de conceitos, dadas as exigências regulatórias e os custos avultados associados à validação. A “TB4 Health” compromete-se a diminuir essas barreiras e a validar pelo menos 60 projetos-piloto até 2025, acelerando efetivamente a transferência de ideias do papel para o terreno, onde são mais necessárias.