Bárbara Gomes, doutorada em Ciências Biomédicas e CEO no AccelBio, em entrevista ao SAPO Lifestyle revelou que o AccelBio pretende fazer a ponte entre a academia e a indústria, criando condições para atrair investidores e gerar novas empresas.
O AccelBio é um laboratório colaborativo (CoLAB) sediado no Biocant Park que foi criado com o objetivo de ser uma ponte entre a academia e as empresas e investidores. Foca-se na disponibilização de conhecimento específico a projetos altamente promissores, desde as fases iniciais de identificação de novos alvos terapêuticos até à identificação de novos fármacos e a sua validação pré-clínica.
A estratégica do AccelBio assenta na capitalização da investigação biomédica através de três objetivos específicos: apoiar projetos promissores com origem na academia e em start-ups, desenvolvendo-os, em colaboração com os investigadores académicos, de acordo com os padrões da indústria farmacêutica, diminuindo o risco associado e criando ativos fortes capazes de atrair investimento; estabelecer ferramentas e plataformas inovadoras que promovam a descoberta e o desenvolvimento de novos alvos terapêuticos e medicamentos (plataformas de multiómicas e bioinformática e de organóides), e implementar programas de educação avançada para a formação da próxima geração de académicos empreendedores, que possam alavancar a atividade de descoberta e desenvolvimento de medicamentos em Portugal.
O AccelBio surgiu no Instituto de Medicina Molecular (iMM) e tem como membros fundadores parceiros do sistema académico (iMM, Universidade de Coimbra e Instituto Superior Técnico), start-ups, (TargTex, BSIM Therapeutics, CellmABs e LiMM Therapeutics), empresas farmacêuticas e biotecnológicas (Roche e Vertical Sentinel), e o único parque tecnológico especializado em ciências da vida em Portugal, o Biocant Park. Estes parceiros reúnem no seu conjunto todas as capacidades e conhecimentos necessários para desenvolver com sucesso programas de desenvolvimento de medicamentos, desde as fases de descoberta até à fase pré-clínica, e de acordo com os padrões e requisitos da indústria farmacêutica.
Entrevista integral disponível em: https://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/accelbio-este-e-o-laboratorio-portugues-que-quer-colocar-farmacos-inovadores-no-mercado?fbclid=IwAR081jVNgY4_H0hYDI12tqnf-cyfPZMXhiGzHyCUcHZphslTGA5Rg4yUy7s
De Mendonça, Nuno. AccelBio. Este é o laboratório português que quer colocar fármacos inovadores no mercado. SAPO Lifestyle, 23 de fevereiro de 2023.